Todos nós somos formados por células, cada célula possui seu núcleo, dentro dele, encontramos os cromossomos. São eles que determinam as nossas características genéticas, aquelas que vêm de família, como a cor do cabelo, o tom da pele, etc.
A maioria das pessoas tem 46 cromossomos em cada célula, divididos em 23 pares, sendo que cada par é formado por um cromossomo da mãe e um cromossomo do pai.
A pessoa com síndrome de Down tem um cromossomo a mais no par 21.
Em 1947 a expectativa de vida era entre 12 e 15 anos, em 1989 subiu para 50 anos. Atualmente, é cada vez mais comum chegarem aos 60, 70 anos, ou seja, uma expectativa de vida muito parecida com a da população em geral.
Pessoas com a síndrome apresentam mal-formações congênitas, as principais são as do coração, e do trato gastrointestinal.
Algumas das características físicas são: olhos amendoados, uma linha única na palma de uma ou das duas mãos e dedos curtos.
Hoje pessoas com síndrome de Down têm apresentado avanços impressionantes e rompido barreiras, muitas estão estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, se casando e até chegando à universidade.
Enf ª Marianna Di Giovanni | Gestão de Saúde
Referências:
http://www.federacaodown.org.br
http://www.abcdasaude.com.br
0 comentários:
Postar um comentário