segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Micelli Esclarece | Saúde Ocular

Esta semana foi divulgado na mídia uma pesquisa do Ibope encomendada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) cujo resultado demonstra que 36% da população brasileira acima de 16 anos de idade, ou 50 milhões de pessoas, nunca passaram por uma consulta com um oftalmologista.

"Micelli Esclarece" que a visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente, pois cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por seu intermédio.

Segundo os oftalmologistas, se não houver queixas oculares, as crianças devem fazer uma primeira consulta aos 7 anos de idade. Entre os 20 e 40 anos de idade, devemos realizar ao menos 1 consulta e após 40 anos de idade, devemos ir ao oftalmologista 1 vez ao ano.

Devemos lembrar que essas consultas de rotina devem ser feitas mesmo sem qualquer queixa ou sintoma ocular, pois algumas doenças, como o glaucoma, não apresentam sintomas em um estágio inicial, porém são progressivas e quando gera sintomas, a doença já está em estágio avançado, assim, só são diagnosticadas em consultório médico em exames de rotina preventivos.


Lembre-se:

A deficiência visual é altamente incapacitante, pois restringe a qualidade de vida sob o ponto de vista ocupacional, econômico-social e psicológico.


Dicas para proteger seus olhos:

- Usar protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir seus olhos;

- Lavar os olhos com bastante água limpa se neles cair qualquer líquido;

- Usar óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;

- As mulheres devem tomar cuidado com as maquiagens, pois algumas podem provocar alergia;

- Utilizar óculos escuros que tenham proteção UVA e UVB em ambientes com claridade excessiva;

- Procurar o oftalmologista periodicamente!

"Micelli Esclarece" que os olhos merecem atenção especial, que inclui visitas regulares ao oftalmologista para medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer outras alterações que requeiram tratamento médico como forma de prevenir complicações que possam levar à cegueira.


Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/53saude_ocular.html http://www.saudeocular.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

 
- -