quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

5 de Dezembro - Dia Internacional do Voluntariado


Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."

Assim, o voluntariado é o exercício de cidadania e solidariedade com o próximo de um indivíduo ou grupo que utiliza suas aptidões e seu tempo livro para desenvolver ações e soluções dos problemas que afetam a sociedade em geral. Ele se desenvolve através de projetos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntário.

Esta prática pode ser realizada de diversas formas, entre elas realizando ações individuais, como por exemplo, profissionais liberais (médicos, advogados etc.) que atendem a uma organização social ou pessoas carentes, alfabetização adultos e crianças, incentivar a coleta seletiva de lixo, entre outras.

Outra forma é participar de campanhas de doação de sangue, de livros, de brinquedos, de alimentos, de reciclagem de lixo, entre outras. Apoiar a escola pública local, associações de moradores ou atuar em alguma necessidade específica da comunidade são também ações voluntárias que podem ser feitas tanto individualmente, quanto em grupos.

Um estudo de Allan Luks apontou que pessoas que ajudam os outros têm consistentemente melhor saúde. Oito em dez dos entrevistados afirmaram que os benefícios para a saúde retornavam quando eles se lembravam da ação feita em anos anteriores.
 
Seja um voluntário!
Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo e não se deve esquecer o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.


Diego Galan
Comunicação e Marketing
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
- -